sábado, 18 de agosto de 2012

A pele do lobo - Artur Azevedo




A pele do lobo
(Artur Azevedo)
 Um texto teatral, a história inicia-se falando de Cardoso, que é um sub-delegado que deseja um emprego melhor, ele e sua mulher estão na repartição prontos para ir a um batizado, quando Apolinário chega e conta o acontecido, alguém lhe furtara algumas galinhas, o mesmo suspeita de quem roubou foi um sujeito chamado Jerônimo. Cardoso com pressa, expulsa Apolinário, pois precisa ir ao batizado. Mas nada feito, antes que saíssem da repartição, Jerônimo chega para se defender da acusação, pois sabia que Apolinário iria denunciá-lo, ele aproveita e fala dos chingamentos que teve que escutar. Jerônimo chama suas testemunhas, Cardoso e Apolinário discutem, pois quer que ele volte mais tarde e o deixe sair, mas Apolinário não quer saber, o mesmo pega uma faca e ameaça Cardoso, que o prende. Compadre Perdição chega, chamando o subdelegado para ir ao batizado, ele explica o acontecido. No final, a notícia acaba sendo publicada no jornal, sendo assim, um soldado que lera o anunciado, manda uma carta para Cardoso, dizendo que está demitido, ele parece não ter ligado, afinal não estava contente com o emprego, e queria sair mesmo.

Comentário:

No livro A pele do lobo busca passar uma mensagem de que não tente ser o que não é, aliás, a esposa de Cardoso repete várias vezes “Quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele”, pois como vimos, Apolinário era um sub-delegado, mas ele não queria ser um sub-delegado, ele apenas queria um emprego melhor, mas no final das contas ficou sem nada.





Download do Livro: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CE0QFjAB&url=http%3A%2F%2Fapostilas.netsaber.com.br%2Fapostilas%2F1552.pdf&ei=28cvUIr6FITs0gGSz4DoAg&usg=AFQjCNF7dh8g8iwfM7wkaAqoIOH34vveYw

2 comentários:

  1. Interessante o comentário. Mas realmente é isso se você não quer ser um lobo não vista a pele.

    ResponderExcluir
  2. E muitas vezes as pessoas vestem a pele por falta de opção!

    ResponderExcluir