sábado, 25 de agosto de 2012

Uakti - I ching




1. O que é I Ching?

O I Ching ou Livro das Mutações é um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo. É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias. I Ching, significando clássico, foi o nome dado por Confúcio à sua edição dos antigos livros. Antes era chamado apenas de ideograma, é traduzido de muitas formas, e no séc. XX ficou conhecido no ocidente como “mudança” ou “mutação”. O “I Ching” pode ser compreendido e estudado tanto como oráculo quanto como um livro de sabedoria. Na própria China, é alvo de estudo diferenciado realizado por religiosos, eruditos e praticantes da filosofia de vida taoísta.

2. O que é UAKTI?

É um grupo musical, que cria seus próprios instrumentos a partir de materiais como tubos de PVC, vidro e cabaças,reproduzindo sons da natureza em estado puro. Veja o comentário abaixo:
 “... I Ching é, sem dúvida, outro trabalho excelente do Uakti, o grupo considerado um ícone de seu estilo. Formado no ano de 1978, sua música se caracteriza pela instrumentação original de Marco Antônio Guimarães (cordas), discípulo do suíço Walter Smetak; Paulo Sérgio dos Santos e Décio de Souza Ramos (percussões), e Artur Andrés Ribeiro (sopros), Utilizam os 8 (oito) trigramas como inspiração para suas composições...” 
 
O NOME UAKTI?

O nome do grupo se origina de uma lenda dos índios Tukano. Uakti era um ser mitológico que vivia às margens do Rio Negro. Seu corpo era repleto de furos que ao serem atravessados pelo vento emitiam sons que encantavam as mulheres da tribo. Os homens perseguiram Uakti e o mataram. No local onde seus restos mortais foram enterrados nasceram palmeiras que os índios usaram para fazer flautas de som encantador como os produzidos pelo corpo de Uakti.

ANÁLISE:

Gênero:
·   Minimalismo: (Música minimalista - repetição de pequenos trechos melódicos, com pequenas variações através de grandes períodos de tempo; ritmos quase hipnóticos. É frequentemente associada da composição na música eletrônica, música psicodélica ou até mesmo no punk rock. ); Vanguarda (Música de Vanguarda - deriva do francês Avant-garde, em sentido literal faz referência ao batalhão militar que antecede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz que vanguarda é aquilo que “está á frente”. Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda) e, Experimental (Música Experimental - é um estilo musical inovador originado no século XX, que desafiou as concepções normais de como uma música deveria ser e extrapolou os limites popularmente conhecidos. Dessa forma, há pouco acordo sobre quão experimental uma música poderia ser, antes de ser considerada apenas ruído. Geralmente as bandas experimentais possuem instrumentos pouco conhecidos, modificados, ou utilizados de maneira inovadoras; efeitos estranhos aplicados de maneiras não convencionais e mistura de diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica. Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons de objetos e efeitos diversos de acordo com a intenção do compositor, experimentando os sons como o próprio nome diz).
Tema(s):
·         Estética entre o passado e o presente rompe com a temporalidade;

·         Influências da cultura chinesa na obra I Ching;

·         No álbum I Ching, o grupo mineiro Uakti explora a relação de valores (duração) com padrões rítmicos na representação dos ‘trigramas’ formados por linhas contínuas (duração maior) e linhas interrompidas(duração menor);

·         A construção de instrumentos musicais não-convencionais pelo grupo Uakti tem contribuído para criação de novos sons, bem como para reutilização, ou nova utilização, de objetos do cotidiano transformados em fontes de produção sonora;

Compositores:
          ·          Grupo Uakti;
 

Um comentário: