terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Violeira (Tom Jobim/ Chico Buarque)



A Violeira 


Análise(s)
- Gênero: Forró (é uma dança de origem nordestina praticada nas festas juninas)

- Estilo: Xote (é um ritmo/dança muito executado no forró; de origem alemã, a palavra “xote” é corruptela de “schttisch”, uma palavra alemã que significa “escocesa”, em referência a polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães. Conhecido atualmente em Portugal como chotiça, o Schottish foi levado para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851 e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado. Daí, quando os escravos negros aprenderam alguns passos de dança, acrescentando sua maneira peculiar de bailado, o Schottish caiu no gosto popular, com o nome de “xótis” ou simplesmente ‘xote’.

- Tipo de Música:
- Instrumentos: Voz, Flauta-Transversal e Sanfona;
- Temas:
· Diferenças entre os gêneros (masculino e feminino);
· Convívio humano;
· A imagem da mulher no Brasil;
· A mulher indígena;
· A mulher africana;
· A mulher européia;
· Papel da mulher no cenário brasileiro;
· Como a mulher se ver em algumas obras, etc.

Comentários:

Esse xote faz parte da trilha do filme “Para viver um grande amor”. A violeira tem essa coisa narrativa, bem humorada e direta da vida na seca.
Qual o papel da mulher? Qual o papel do homem? Questionar a imagem da mulher no Brasil remete-nos às etnias (indígenas, africanas e européias) que nos constituíram. Que papéis exercem as mulheres brasileiras? Como a mulher se vê, por exemplo, no trabalho de Hildegard Von Bingen, na ópera Carmem e na Ópera do Malandro e na Violeira, de Chico Buarque e Tom Jobim.



Link da letra da musica : http://www.chicobuarque.com.br/letras/avioleir_83.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário